segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mortalidade Infantil : Expectativa de Vida : Mundo

      Mortalidade Infantil e Expectativa de Vida no Mundo 

      As maiores expectativas de vida estão nos países industrializados desenvolvidos, com melhor distribuição de renda, baixo analfabetismo e pequena taxa de mortalidade infantil. E as menores estão em países subdesenvolvidos, pobres, com graves desigualdades sociais, analfabetismo alto e elevada taxa de mortalidade infantil. 


           MORTALIDADE INFANTIL NO MUNDO  (dados do World Bank, 2007)

PAÍSES DESENVOLVIDOS                           PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Japão           3 %o                                               Angola         154 %o
França         4 %o                                                Libéria         157 %o
Alemanha    4 %o                                               Serra Leoa   164 %o
Canadá        5 %o                                               Afeganistão  165 %o


         EXPECTATIVA DE VIDA NO MUNDO  em anos  (dados do World Bank, 2007) 


PAÍSES DESENVOLVIDOS    H    M      PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS   H   M
Japão                                 79    86              Camboja                           54    61
França                                77    84              Laos                                 54    57
Canadá                               77    82              Zâmbia                             39    38
Alemanha                           76    81              Zimbábue                         38    37

       As mais baixas taxas de mortalidade infantil são encontradas nos países ricos (França, Japão, Alemanha e Canadá), nos atuais e antigos países socialistas (Cuba e república Tcheca) e em alguns países de economia emergente (Cingapura, Coréia do Sul e Chile). E as taxas mais altas estão na África, no Sul da Ásia e na América Latina. 
      A mortalidade infantil e a expectativa de vida, mais o grau de escolaridade e a renda per capita, entram na composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU para avaliar a qualidade de vida das nações. O IDH é uma escala que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida do país. Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - 2006, a Noruega, na Europa possui o IDH mais alto do mundo (0,965), e Níger, na África, o mais baixo (0,311) .  
     Nos países desenvolvidos, as taxas de natalidade diminuíram a partir do século XIX (1801 - 1900) e das primeiras décadas do século XX . Devido à grande melhoria das condições de saneamento básico e a descoberta de vacinas e antibióticos, as taxas de mortalidade nesses países também ficaram muito baixas. A brusca queda do crescimento demográfico nos países desenvolvidos trouxe um problema que eles tentam resolver : o elevado número de idosos, o que representa um encargo para a previdência social. 
      Nos países subdesenvolvidos, as taxas de crescimento demográfico começaram a baixar após a segunda metade do século XX. Nesses países, a redução das taxas de mortalidade deveu-se ao uso das melhorias médico-sanitárias obtidas nos países desenvolvidos  e ao uso de inseticidas que combatem agentes transmissores de doenças. A redução das taxas de natalidade ocorreu a partir do processo de urbanização vivenciado por inúmeras nações. 
      A urbanização provocou transformações sociais que ajudam a explicar a redução dos índices de natalidade, como : o trabalho familiar, o custo  da criação dos filhos, o trabalho  da mulher e os métodos anticoncepcionais. Entretanto, essas mudanças ocorreram em apenas alguns países (Argentina, Coréia  do Sul, Brasil, Chile, Uruguai, México). Na maioria das nações africanas (por exemplo, Serra Leoa, Nigéria, Quênia) e em algumas asiáticas (Laos, Nepal, Bangladesh), as taxas de crescimento vegetativo continuaram altas. 


                       Fonte :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática            

Geografia Newton Almeida         

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei disso...
Estava procurando esses dados para um trabalho escolar e esse site me ajudou muito!!!
Valeu...
Bjsss